Empresa

DMLab - Banner foto da entrada

O DMLab iniciou suas atividades em 2001, realizando análises nematológicas em amostras de solo e raízes de plantas com a finalidade de auxiliar produtores agrícolas no manejo de áreas infestadas por nematoides, importantes parasitas de plantas.

A partir de 2003, passou a realizar análises químicas (macronutrientes e micronutrientes) e físicas em amostras de solo, tanto para diagnóstico de fertilidade como para fins pedológicos. Também nessa ocasião, iniciou as análises em fertilizantes, corretivos, resíduos agroindustriais (torta de filtro, vinhaça), folhas e soluções diversas (adubos líquidos, água de hidroponia, etc.).
Dada a demanda dos clientes por trabalhos com agricultura de precisão, em 2012 o DMLab adquiriu novos equipamentos e iniciou treinamento de equipes para coleta amostras de solo georreferenciada, bem como para elaboração de mapas de fertilidade de solo e de aplicação de fertilizantes e corretivos em taxas variadas. Aproximadamente na mesma época, adquiriu tratores, caminhões e controladores de , para aplicação de corretivos e fertilizantes em taxas variadas.

Também em 2012, o DMLab passou a oferecer serviços de coleta de amostras de solo para elaboração dos Planos de Aplicação de Vinhaça (PAV), de acordo com as exigências da CETESB.

Os serviços prestados pelo DMLab incluem ainda a condução de experimentos agrícolas em todas as culturas, tanto para avaliar e eficácia agronômica de defensivos agrícolas, como para definir os parâmetros para implantação de programas de manejo integrado de pragas e de nematoides nas diversas culturas. A equipe responsável por essa área também faz treinamento de gestores e de pessoal de campo em manejo integrado de pragas e de nematoides em cana-de-açúcar.
Visto que o DMLab sempre primou por prestar serviços com alto padrão de confiabilidade e credibilidade, em 2008 foi implantado um amplo programa de gestão da qualidade, baseado nas políticas e diretrizes para Gestão da Qualidade, da norma ISO 17025 – Requisitos Gerais para a Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração. Com isso, foi ampliada sua área física, adquiridos novos equipamentos e implantado o programa de manutenção de equipamentos e treinamento contínuo de analistas e amostradores. Em decorrência de tais medidas, em 2010 as análises em amostras de solo foram acreditadas pelo CGECRE e o DMLab se tornou, então, o primeiro laboratório do país a ter a qualidade de suas análises em solo atestada por um órgão independente, que segue normas internacionais.

A acreditação pelo CGECRE das análises em amostras de solo em 2010, foi seguida pela acreditação da amostragem de solo para elaboração de Planos de Aplicação de Vinhaça (PAV) em 2014 e da acreditação das análises em vinhaça em 2015. A qualidade dos serviços ainda é aferida por programas interlaboratoriais dos quais DMLab participa. Esses programas são coordenados pelo IAC e EMBRAPA (análises de solo) e pela ESALQ/USP (tecidos vegetais). O DMLab é considerado um dos melhores laboratórios de análises do país por todos eles. O DMLab está localizado em Ribeirão Preto, SP, em prédio com amplas salas para análises, soloteca, escritórios, salas para reunião e treinamento. Seu corpo técnico é composto por engenheiros agrônomos, químicos, biólogos e técnicos em química, com longa atuação na área.
ENDEREÇO
Dinardo Miranda Laboratório de Análises Agrícolas
Av. Patriarca, 1840 – 14031-580 Ribeirão Preto, SP
(16) 3919-1018 – dmlab@dmlab.com.br.